Cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas?

14/07/2020 Atualizado em: 28/06/2022

Cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas?

Há algumas décadas, os cientistas perceberam que o consumo do cigarro não era algo tão glamuroso como se via nos filmes. A atitude dos governos demorou um pouco mais para se concretizar, mas, nos últimos anos, apesar de poder ser comprado legalmente, algumas ações começaram para alertar as pessoas sobre os perigos do uso dessa substância foram tomadas.

São exemplos disso a proibição do fumo em lugares fechados e a impressão, nas embalagens de cigarro, de imagens que mostram as consequências de seu uso.

Mais recentemente, novas pesquisas apontam outros efeitos nocivos do tabaco, como o vínculo entre a nicotina e outras drogas. Quer saber um pouco mais sobre isso? Continue a ler este artigo.

 

O que dizem as pesquisas científicas?

Durante os estudos, cientistas perceberam que a atuação de determinadas substâncias no cérebro, como a nicotina, cria condições para que as eventuais próximas drogas consumidas tenham seus efeitos de prazer aumentado.

Isso é perigoso e psicólogos alertam para um padrão comportamental de adição: o indivíduo começa utilizando as drogas lícitas, como as bebidas alcoólicas e o tabaco, e o próximo passo é consumir as ilícitas.

Geralmente, esse segundo movimento começa com o uso de maconha, que, por sua vez, pode dar lugar à cocaína e ao crack.

 

É possível parar de fumar?

Você já tentou parar de fumar e não conseguiu? Tudo bem. Isso é normal e não se deve desistir do objetivo. Lembre-se de que os cigarros também desenvolvem a dependência e dar fim a esta relação não é algo feito do dia para a noite.

Por esta razão, os médicos recomendam não parar de fumar de repente, mas fazê-lo de forma gradual para que o organismo se acostume aos poucos com as mudanças de hábitos. Assim, comece diminuindo o uso de um cigarro por dia.

Outra dica é incluir em sua rotina atividades e momentos de prazer. Conversar com amigos, compartilhar a sua jornada e receber apoio, praticar atividade física e ter um hobby são formas de tirar o foco da vontade de fumar.

Caso você tenha alguma recaída, não desanime. Busque a ajuda de profissionais que entendem do assunto e sabem lidar com o processo de desintoxicação, com os sintomas da abstinência e com os fatores que o levam a fumar.  

Para isso, sabia que você pode contar com Clínicas de Recuperação? Há algumas que oferecem serviço especializado para os que desejam parar de fumar antes que o vício se estenda a outras drogas.

 

No site Busca Clínicas de recuperação, você tem a possibilidade de filtrar locais que oferecem este serviço e conhecer os espaços mais perto de você nos quais ele esteja disponível.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.