Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?
20/05/2022 Atualizado em: 23/06/2023
Conteúdo atualizado em: Plano de saúde cobre tratamento e internação para dependente quimico 2023
A dependência química é uma doença crônica que traz grandes prejuízos para quem sofre com essa condição e também causa impactos na vida de pessoas próximas, que normalmente têm sua atenção e preocupação voltadas ao auxílio do dependente.
Como toda doença crônica, existe tratamento para a dependência química que consiste na internação em uma clínica de reabilitação para que seja feito o acompanhamento do dependente.
Quem busca esse tratamento para um familiar que esteja passando por essa situação, sabe todas as complicações que encontra, além dos altos valores que das internações cobrados por clínicas de reabilitação.
Muitas pessoas se perguntam se planos de saúde cobrem as internações e se possuem direito a essa cobertura. Por isso, é muito importante estar ciente sobre quais as condições para ter esse direito e como realizar esse processo.
Todo plano de saúde dá direito a internação?
Uma das maiores dúvidas de quem está buscando tratamento para si ou para algum familiar, é se o plano médico cobre ou não todo o tratamento, pois os valores cobrados nessas situações são extremamente altos.
Visando facilitar a vida de pessoas nessa situação, é importante saber que os planos de saúde dão direito à internação e tratamento em clínicas de reabilitação.
Requisitos para internar um dependente
Para quem possui plano médico, saiba que é possível sim realizar essa internação, porém é necessário ter atenção a alguns requisitos solicitados, como:
- Possuir uma solicitação médica para a internação e que nela contenha o CID (Classificação Internacional de Doenças), como a dependência química ou alcoólica.
- A doença precisa ser coberta pelo contrato do plano de saúde, mesmo que vá além das mencionadas na lista da OMS (Organização Mundial da Saúde) de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.
- Portar o tipo correto de cobertura do plano de saúde, que pode ser Hospitalar, Odontológica, Ambulatorial ou Obstétrica. O recomendado para a internação em clínica de recuperação é o tipo Hospitalar.
É importante optar por clínicas credenciadas pelo plano de saúde. Caso isso não seja possível, a internação pode acontecer na clínica de preferência do paciente e depois solicitado o reembolso do valor à operadora de saúde.
O plano de saúde pode se negar a cobrir a internação? Existe tempo limite de internação?
É importante ressaltar que, caso todos esses requisitos sejam cumpridos, o plano de saúde não pode negar a internação do dependente químico e também não pode haver limitação no tempo de internação, essa é uma prática incorreta e considerada abusiva.
Mesmo tendo cumprido os requisitos, alguns planos de saúde muitas vezes tentam criar empecilhos para não cobrir as internações, uma delas é o fato de alegarem doenças preexistentes. Porém se não foram feitos exames antes da contratação do plano, eles têm a obrigação de cobrir todo o tratamento e internação.
Se todos os requisitos foram preenchidos e ainda assim o plano se recusar a fazer a internação, procure a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e se ainda assim, a situação não for resolvida, leve o caso à justiça. Não deixe de lutar por sua saúde ou pela saúde de quem você ama!
Solicitar Ajuda
Enviaremos a sua solicitação diretamente aos anunciantes de nosso site