Como prevenir o vício em drogas? Confira dicas!
01/12/2022
Prevenir o vício em substâncias químicas é a forma mais efetiva de evitar que a pessoa desenvolva grandes problemas em sua vida. Isso porque evitar é sempre mais fácil do que eliminar um vício já instaurado.
É possível evitar completamente o vício em drogas? Tudo é possível, mas se você está geneticamente predisposto ao vício, suas chances são maiores de desenvolver um vício. Isso significa que, se o vício em drogas ou álcool ocorre em sua família, você também pode estar em risco.
A sociedade pode tentar prevenir a toxicodependência através da educação. No entanto, se você já está lutando contra o abuso de substâncias, pode precisar de tratamento para evitar o uso contínuo e as consequências.
Saiba mais a respeito:
Passos para prevenir a dependência de drogas
A melhor ferramenta contra o desenvolvimento de um vício é evitar o uso de drogas ou álcool em primeiro lugar.
Mas isso é mais fácil dizer do que fazer. Muitas pessoas começam a usar por volta dos 13 anos e são jovens demais para perceber o impacto prejudicial que o vício terá em suas vidas.
Se você tiver a sorte de ter reconhecido o padrão de dependência precocemente, siga estas etapas para evitar o vício em drogas.
1. Entenda por que as pessoas usam drogas e álcool
- Uso de drogas viciantes (ilícitas ou prescritas) para fins recreativos.
- Abuso de um medicamento de prescrição viciante.
- Automedicação
- Genética e história familiar
2. Entenda a diferença entre abuso de drogas e dependência de drogas
O abuso de álcool e drogas e a dependência de álcool e drogas são definidos de forma diferente.
Considera-se que uma pessoa que usa muito e depois pode parar abruptamente é está “abusando” de álcool ou drogas.
Mas o vício ocorre quando o corpo requer álcool ou drogas para interromper os sintomas de abstinência.
A linha entre abuso e vício é tênue porque uma pessoa pode estar abusando de álcool e drogas e experimentando as consequências negativas do vício.
3. Evite tentações e pressão dos colegas
Se você tem amigos ou familiares que o pressionam a usar álcool ou drogas, evite-os.
Faça novos amigos que praticam hábitos mais saudáveis, que se saem bem na escola, que são motivados no trabalho e que têm objetivos.
Desenvolva objetivos e sonhos para si mesmo. Lembre-se, o uso de álcool ou drogas pode se transformar rapidamente em dependência; ninguém planeja se tornar um viciado em drogas ou alcoólatra.
Independentemente de ser abuso ou dependência com drogas ou álcool, ambos requerem tratamento profissional para dependência.
4. Encontre o suporte que você precisa
As pessoas que lutam contra o sofrimento emocional correm maior risco de desenvolver dependência de drogas ou álcool.
Trabalhar no desenvolvimento de habilidades de enfrentamento é crucial na recuperação. Se você tiver eventos ou experiências em seu passado que afetam seus sentimentos, encontre uma fonte confiável e saudável de apoio.
Se você tem depressão, ansiedade, paranoia ou outros problemas de saúde mental, terapia e tratamentos psicólogos e psiquiátricos irão ajudá-lo a lidar com emoções e comportamentos negativos de maneira saudável e positiva.
5. Pratique hábitos de vida mais saudáveis
Exercício, alimentação saudável e meditação são excelentes maneiras de evitar o uso de drogas ou álcool.
Muitas vezes, os resultados que você sente ao viver um estilo de vida mais saudável podem ajudá-lo a resistir à tentação de usar drogas ou álcool.
Um corpo saudável ajuda você a lidar com o estresse diário. Quem busca viver de forma saudável, consegue gerenciar melhor o estresse e até mesmo problemas de saúde mental.
- Clique e encontre clínicas de recuperação mais próximas a você. Com o tratamento especializado, o paciente terá mais chances de conviver sem o vício mesmo depois do tratamento.
Solicitar Ajuda
Enviaremos a sua solicitação diretamente aos anunciantes de nosso site