Como dar suporte e auxílio eficiente a dependentes químicos?
04/07/2022
Alguém que você ama tem um problema com drogas? Sejam substâncias ilegais ou medicamentos prescritos, você não pode forçar ninguém a parar de usar drogas. No entanto, há maneiras de apoiar e dar suporte para sua recuperação.
Como apoiar a recuperação da dependência química de um ente querido?
Não existe uma solução única para superar o vício em drogas, e raramente é um processo rápido ou direto.
Embora você possa apoiar seu ente querido e incentivar o tratamento, não pode forçá-lo a mudar ou controlar sua tomada de decisão.
Deixar que a pessoa assuma a responsabilidade por seu comportamento e escolhas é um passo importante no caminho para a sobriedade.
Ajuste suas expectativas
Todos são diferentes. A recuperação para uma pessoa pode significar abstinência total de drogas. Por outro, pode significar reduzir ou ficar praticamente livre de drogas.
Ser muito rígido em suas expectativas pode levar à decepção e a uma sensação de fracasso, mesmo que seu ente querido encontre estabilidade em sua vida novamente.
Incentive a pessoa a procurar ajuda
Embora algumas pessoas consigam largar as drogas por conta própria, quanto mais ajuda e apoio uma pessoa tiver, maiores serão suas chances de sucesso.
Ofereça-se para se sentar com seu ente querido enquanto ele liga para uma linha de apoio ou acompanha-o a uma consulta médica, sessão de aconselhamento ou reunião de grupo de apoio.
Certifique-se de que eles resolvam quaisquer problemas subjacentes. Os problemas que desencadearam o uso de drogas do seu ente querido em primeiro lugar ainda estarão lá quando ele ficar sóbrio.
Se eles recorreram a drogas para automedicar um problema de saúde mental, como ansiedade ou depressão, precisarão encontrar maneiras mais saudáveis ??de lidar com esses problemas sem recorrer ao abuso de substâncias.
Para alcançar a recuperação a longo prazo, é vital que eles lidem com o vício e o problema de saúde mental ao mesmo tempo.
Plano de ajuda para gatilhos e desejos
O dependente químico precisará encontrar maneiras de lidar com os desejos e os gatilhos das drogas.
Você pode ajudar a distraí-los com outras atividades ou incentivá-los a aprender a superar o desejo, mas, em última análise, eles precisam ser responsáveis ??por sua própria sobriedade.
Incentive-os a explorar novos interesses
Parar de usar drogas pode deixar seu ente querido com muito tempo extra para preencher.
Para ajudá-los a evitar voltar aos velhos hábitos, incentive-os a desenvolver novos interesses — que não envolvam drogas, mas que acrescentem significado à sua vida. Pense em fazer voluntariado, praticar um novo esporte ou hobby, matricular-se em uma aula ou passar um tempo em caminhadas na natureza ou acampar, por exemplo – qualquer coisa que não gere um gatilho para usar drogas ou outras substâncias químicas.
Aceite a probabilidade de recaída
Apesar de seus esforços e das melhores intenções de seu ente querido, a verdade é que a recuperação muitas vezes envolve recaídas.
Se isso acontecer, incentive a pessoa a se comprometer novamente a ficar limpa e apoie-a enquanto tenta novamente.
Tente ser paciente. Cada recaída é uma oportunidade para seu ente querido aprender com seus erros e encontrar um novo caminho a seguir.
Se você ou algum ente querido está precisando de tratamento para se livrar desse vício de forma eficiente e constante, as Clínicas de Recuperação podem ser uma opção muito satisfatória, afinal, trabalham com profissionais habilitados e que atuam em conjunto para que os pacientes sejam autônomos ao se livrar da dependência.
Solicitar Ajuda
Enviaremos a sua solicitação diretamente aos anunciantes de nosso site