Porque dá dor de barriga depois de beber?
30/06/2021 Atualizado em: 28/06/2022
O hábito de beber é muito comum em vários países, mas, mesmo quando o consumo é moderado, vem com ele vários efeitos colaterais e muitas pessoas experimentam dor de barriga.
O desconforto pode ser muito ou pouco, podendo até mesmo surgir acompanhado de diarreia e outros sintomas.
Além disso, alguns tipos de álcool são mais propensos a causar esse efeito do que outros.
Mas afinal, por que dá dor de barriga depois de beber? Confira abaixo as razões!
Por que o álcool dá dor de barriga?
O consumo do álcool é absorvido em diversos tecidos do corpo. Logo, assim que ele entra no organismo, ele também circula na corrente de sangue.
Então, parte dessa absorção ocorre diretamente no estômago. Caso haja comida no estômago no momento, a taxa de absorção é menor.
Dessa maneira, é por essa razão que as pessoas sentem os efeitos do álcool mais rapidamente quando se estar de estômago vazio.
Ao sair do estômago, o álcool vai para o intestino delgado, grande parte dele é absorvido, porém o restante se dirige para o intestino grosso, sendo removido através das fezes e urina.
Além disso, a bebida alcoólica também tem ações ácidas dentro do organismo, logo pode atingir os tecidos estomacais e provocar irritação, o que leva a dor e a sensação de queimação.
No mais, outras mudanças no sistema digestivo também podem ser a responsável pela dor de barriga depois de beber, como:
- Inflamação – o gastrointestinal fica inflamado quando entra em contato com o álcool, o que leva a dor e a diarreia;
- Absorção da água – a água é absorvida através dos alimentos e líquidos que chegam ao intestino. Quando o álcool se faz presente, o intestino grosso não funciona, o que pode acarretar não só na dor, mas também na desidratação;
- Digestão mais rápida – o álcool chega ao intestino e fez com que ele fique acelerado. Os músculos do côncavo se contraem e isso leva ao desconforto abdominal, bem como a diarreia;
- Desequilíbrio bacteriano – existem uma série de bactérias no corpo que garantem o equilíbrio do organismo, o álcool pode matar temporiamente algumas delas e isso gera o mau funcionamento do intestino.
Fatores de riscos adicionais
Existem alguns fatores adicionais que elevam o risco de dor de barriga depois de beber
As opções de estilo de vida podem ter relação com os desconfortos e sintomas causados pelo consumo de álcool.
Ora, pessoas que bebem diariamente, por exemplo, podem acabar sofrendo da dor de barriga e diarreia crônica.
Além disso, ingerir alimentos mais pesados também eleva o risco do desconforto, pois o corpo tem problemas para fazer a digestão quando o álcool está presente nos tecidos intestinais.
Prevenção é importante!
Prevenir a dor de barriga depois de beber começa com atenção aos hábitos do consumo de álcool.
Para isso, o ideal é desacelerar a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, comer antes de beber é uma maneira de retardar a absorção do álcool e reduzir os possíveis desconfortos.
Conclusão
Muitas são as razões para a dor de barriga depois de beber e o mais indicado é diminuir no consumo de álcool para não sofrer com os desconfortos que a bebida pode trazer.
Solicitar Ajuda
Enviaremos a sua solicitação diretamente aos anunciantes de nosso site