O que fazer para parar de beber cachaça?
27/10/2020 Atualizado em: 28/06/2022
Você deve conhecer pessoas que bebem cachaça de vez em quando e mesmo assim conseguem ter uma vida normal. Mas também há aquelas para as quais o ato de beber é uma compulsão, atrapalhando a sua vida social, as relações familiares, a carreira e os estudos.
No texto de hoje, vamos conhecer algumas medidas que permitem que a pessoa pare de beber cachaça e como o Busca Clínicas de Recuperação pode te ajudar com isso. Confira!
Quando saber que a pessoa está dependente da cachaça?
Basicamente, há três sinais que indicam isso:
-
Aumento gradual da quantidade ingerida
É comum que o usuário aumente a quantidade de cachaça ingerida ao longo do tempo. Isso acontece porque o corpo desenvolve tolerância a ela, fazendo com que seja preciso beber ainda mais para se sentir bem.
A cachaça tem teor alcoólico de 38% a 48%, um número expressivo se comparado ao de outras bebidas como a cerveja, que tem entre 1,5% e 15%. Nesse sentido, o aumento das doses ingeridas é um grande problema para a saúde.
-
Crises de abstinência
Quando um indivíduo é dependente de alguma substância, ele acaba consumindo-a repetidamente para alcançar a sensação de prazer que ela traz. Por isso, se é impedido de fazer uso da cachaça, por exemplo, ele apresenta uma série de sintomas físicos e comportamentais decorrentes da abstinência, entre eles:
- Irritabilidade
- Cansaço
- Agitação
- Oscilação de humor
- Falta de concentração
- Ataques de pânico
- Insônia
- Tremores
- Taquicardia
- Sudorese
- Alucinações
-
Mudança de comportamento e de rotina
O dependente frequentemente se torna mais distante e evita ficar com a família e os amigos. Há uma perda de rendimento nos estudos e/ou no trabalho, podendo até ocasionar desemprego. Também é comum que ele reaja agressivamente quando questionado sobre o vício, tendo conflitos com pessoas próximas. Esta pessoa igualmente fica mais suscetível a causar acidentes e partir para violência física.
4 passos para parar de beber cachaça
1 Reconheça seu vício
O primeiro passo é admitir que a sua relação com a cachaça é de dependência. Isso faz com que você se sinta mais aberto a procurar ajuda, já que raramente a batalha contra o vício é vencida sozinho.
2 Fale sobre seus sentimentos
No geral, o uso abusivo de cachaça tem a ver com a incapacidade de falar e de enfrentar sentimentos ruins, o que faz a pessoa buscar alívio na bebida. Não tenha medo de falar sobre o que está acontecendo em sua vida.
3 Converse com um médico
A dependência de bebidas alcoólicas é considerada uma doença e deve receber atenção médica. Conte para o profissional o que a cachaça está fazendo com a sua vida e busque saber ele pode ajudá-lo a vencer este problema.
4 Procure um centro de reabilitação
Para parar de beber não há simpatia ou mágica que dê resultado: a única alternativa é procurar ajuda de quem tem experiência com isso. Através do filtro do site Busca Clínicas de Recuperação, você encontra locais especializados no tratamento de alcoolismo.
Acredite: é possível vencer a cachaça e recomeçar a vida!
Solicitar Ajuda
Enviaremos a sua solicitação diretamente aos anunciantes de nosso site