O que acontece se uma pessoa beber álcool de limpeza?
08/06/2021 Atualizado em: 28/06/2022
Como o próprio termo já diz, o álcool de limpeza se destina a limpar lugares e coisas e não deve ser consumido em hipótese alguma.
Ingerir esse tipo de álcool pode trazer riscos a saúde, e se tomado em doses altas poderá deixar um ser humano inconsciente, funcionando como um anestésico geral. A dose que leva à insensibilidade é muito próxima da dose letal.
O consumo do álcool em bebidas é aceito pela sociedade e é visto de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas. Quando o uso é excessivo, passa a ser um problema. O consumo inadequado é um importante problema de saúde pública, acarretando altos custos para sociedade com questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares.
Metabolismo do álcool no organismo
A absorção do álcool ocorre através do estômago (local onde ocorre 20% de absorção) e intestino delgado (80%). A concentração no sangue máxima é atingida entre 30 e 90 minutos.
O álcool é rapidamente distribuído por todos os tecidos e líquidos corporais, incluindo-se o cérebro. Atravessa a placenta (atingindo o feto no mesmo nível materno), metabolizando principalmente no fígado pela enzima ADH, originando o acetaldeído – sequência de etapas metabólicas conduzem à produção final de água e gás carbônico.
Efeitos do álcool
O álcool provoca efeitos, que aparecem em duas fases: uma estimulante e outra depressora. Os efeitos são os mais variados, desde um simples mal-estar até a falência múltipla dos órgãos e morte.
A mistura de bebidas – fermentadas com destiladas – contribui para potencializar os efeitos do álcool.
No momento do consumo, o álcool causa:
Euforia,
Desinibição,
Sociabilidade.
Maior facilidade para falar
Com o aumento da dose os efeitos passam a ser:
Depressivos
Falta de coordenação motora,
Diminuição sensitiva,
Descontrole, Sono
Coma, denominado coma alcóolico
O álcool pode deixar também a pessoa com o rosto vermelho, causar dor de cabeça, dificuldade de falar e mal-estar seguido de vômito.
O consumo contínuo de álcool traz consequências graves, como doenças em todos os órgãos do corpo humano, em especial o estômago, o fígado, o coração e o cérebro. O álcool está ligado ao aparecimento de certas doenças como a cirrose, gastrite, polineurite, anemia, pelagra e úlceras cutâneas. Além disso, ele causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.
O consumo de álcool afeta as funções cerebrais gradualmente. Começando pelas emoções (mudanças de humor) até à capacidade de concentração e raciocínio. Indivíduos alcoolizados têm risco mais alto de se envolver em uma colisão. As alterações fisiológicas provocadas pela substância aumentam a probabilidade de acontecerem acidentes, tanto para os condutores de moto, carro ou bicicleta quanto para pedestres.
De uma hora para a outra o álcool de limpeza, 70 e em gel se tornaram itens indispensáveis em nossas casas, bolsas e qualquer local que tenhamos que frequentar. É importante ficar atento a sinais como tontura, fala e pensamento devagar, sonolência e respiração mais lenta pois podem ser indícios de intoxicação por álcool. O Disque-Intoxicação, criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atende pelo número 0800-722-6001. A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat).
Solicitar Ajuda
Enviaremos a sua solicitação diretamente aos anunciantes de nosso site